BASE DE CONHECIMENTO

Fale com a Porta 80

Central de relacionamento com o cliente.

categoria: Email

O que é Spam e como ela é bloqueada através dos Servidores de Email da Porta 80?

Data de publicação: 2007-02-15 15:58:00.0

Data de atualização: 2019-05-22 12:49:00.0

Como funciona a Política de Spam na Porta 80 Web Hosting?

As mensagens que chegam aos Servidores de E-mail da Porta 80  são filtradas por anti-vírus e anti-spam. E-mails que chegam com arquivos suspeitos são descartados pelos servidores de E-mail e caso não seja detectado nenum vírus  ele passa pela filtragem do anti-spam.

Observação: as atualizações do Anti-vírus em nossos servidores são executados a cada 1 hora.

A filtragem do anti-spam passa por diversas tecnologias anti-spam (ver descrição de algumas tecnologias logo abaixo) cada uma delas analisa a mensagem e estabelece um "Spam Score" e após a soma de todos os Scores classifica-se o nível de cada mensagem:

- Spam Score entre 0 e 3: são encaminhados ao destinatário normalmente sem nenhum bloqueio;

- Spam Score entre 3,1 e 9,9: são encaminhados ao destinatário, porém no assunto da mensagem haverá [Spam];

- Spam Score 10: são deletados.

A visualização do "Spam Score" pode ser feita através do cabeçalho da mensagem.

 

Saiba também como configurar filtros anti-spam pelo Outlook Express acessando o link: https://www.porta80.com.br/base-conhecimento-nota.cfm?artigoid=135

 O que é Spam?

Spam na sua forma mais popular um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto pode ser aplicado as mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas. Geralmente os Spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Os spammers utilizam diversas técnicas que procuram subverter o caminho da mensagem em algum ponto, assim como existem códigos que também enviam mensagens em grandes quantidades. Alguns dos mais importantes mecanismos de envio destes e-mails são:

- programas de envio de e-mail em massa- spam zombies: são computadores de usuários finais que foram comprometidos por códigos maliciosos em geral, como worms, bots, vírus e cavalos de tróia. Estes códigos maliciosos uma vez instalados, permitem que spammers utilizem a máquina para o envio de spam sem o conhecimento do usuário.

- spam zombies: também conhecidos como programas de bulk mailing ou mass mailing são programas especialmente concebidos para entrega de e-mails em massa. Estes programas são fáceis de obter e podem ser configurados para enviar e-mails através de máquinas com proxies abertos. Estes proxies em geral, são máquinas mal configuradas ou estão instalados em máquinas que se tornaram spam zombies. Os próprios criadores dos programas de envio em massa comumente vendem algum serviço de fornecimento de endereços de máquinas com proxies abertos.

Algumas tecnologias usadas para a filtragem de Spam são: 

- SPF ou Sender Policy Framework: É um padrão aberto que especifica um método técnico para proteger o endereço do remetente do envelope que é utilizado para a entrega das mensagens. SPFv1 permite que o proprietário de um domínio especifique seu correio que emitirá a política, exemplo: email@seudominio.com. A tecnologia requer duas informações: (1) o proprietário do domínio publica esta informação em um registro do SPF na zona do DNS do domínio ; (2) o usuário de recepção pode verificar se a mensagem confere com a política indicada do domínio. Por exemplo: se a mensagem vier de um usuário desconhecido, pode-se considerar uma falsificação.

 - Spam Assassin: usa uma variedade larga de testes local e da rede para identificar assinaturas do Spam.

Caso queira mais detalhes dessa tecnologia, acesse o site: http://spamassassin.apache.org

- Greylisting: O conceito de greylisting consiste em recusar temporariamente uma mensagem e esperar por sua retransmissão, ele parte dos seguintes princípios:

• que e-mails válidos são enviados a partir de MTAs legítimos, que mantém filas e possuem políticas de retransmissão em caso de erros temporários;

• spammers e códigos maliciosos raramente usam MTAs legítimos.

Em geral as implementações de greylisting mantém um banco de dados com registros indexados por:

• endereço IP da origem;

• endereço do remetente no envelope;

• endereço do destinatário no envelope.

Caso queira mais detalhes dessa tecnologia, acesse o site:  http://www.antispam.br/admin/greylisting/

 - RDNS: um método de resolução de nomes em que um endereço IP é resolvido em um "Domain Name" que seja o oposto do método típico da definição do DNS e que resolve nomes do domínio em endereços de IP. Uma aplicação prática do DNS reverso é como anti-spam. Os spammers usam frequentemente os endereços IP inválidos para emitir E-mails. O rDNS determinará a autenticidade de um "Domain Name" comparando ao endereço IP de que será originando.

 - DNSBL: A sigla DNSBL significa "DNS blacklist". A tecnologia é construída no topo da Internet DNS ou do "Domain Name System". DNSBLs é usado principalmente para publicar listas dos endereços ligados ao Spamming. A maioria dos softwares usados nos servidores de email (mail server) podem ser configurarados para rejeitar ou encaminhar as mensagens que foram emitidas de um local listado em um ou em mais "Black lists".

Caso queira mais detalhes dessa tecnologia, acesse o site: http://en.wikipedia.org/wiki/DNSBL">http://en.wikipedia.org/wiki/DNSBL  

 Fontes de informações:

www.antispam.br/admin/greylisting/

www.antispam.br/admin/tecnicas-spam/">http://www.antispam.br/admin/tecnicas-spam/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Spam

 

 

Comentários
Compatilhe
Link: